terça-feira, 22 de julho de 2014

Ciea completa 10 anos em defesa da EA na Bahia

22.07.2014 - fonte http://www.meioambiente.ba.gov.br/noticia.aspx?s=NEWS_GER&id=9680

 Em comemoração a uma década de existência da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental, importante espaço de diálogo para o fortalecimento e a elaboração de diretrizes da Educação Ambiental no Estado, será realizado no próximo dia 5 de agosto, o seminário CIEA 10 anos: Construindo a Educação Ambiental da Bahia. O evento, que reunirá representantes do governo federal, estadual e municipal, estudantes, educadores ambientais, acontecerá a partir das 8h, no auditório da Secretaria Estadual de Educação, no CAB.

O encontro visa promover uma reflexão sobre as conquistas da CIEA, como também, traçar as perspectivas para os próximos anos, levando em consideração a importância da inter-relação entre os colegiados ambientais e setoriais para a transversalidade da educação ambiental (EA) no território baiano. “A data contará com a participação do professor Marcos Sorrentino (USP), educador ambiental que colaborou com a criação destes colegiados no Brasil, e o lançamento do Livro “Encontros e Caminhos 3”, publicação do Ministério do Meio Ambiente”, informou a diretora de EA da Sema, Zanna Matos.

Para o membro da Comissão, representante da sociedade civil, Idalécio Santos, ao longo dos 10 anos de existência, a CIEA desempenhou um papel fundamental na construção de diretrizes estaduais da educação ambiental, sempre em consonância com as demais instâncias governamentais, e especialmente, com os anseios da sociedade.Durante sua existência, a Comissão se debruçou sobre aspectos importantes para o fortalecimento da EA no Estado. Entre eles, podemos citar a elaboração da Política de Educação Ambiental da Bahia, aprovada em 2011, por meio de um processo participativo e democrático, priorizando uma metodologia de diálogo entre as secretarias de governo e a sociedade civil, através de debates setoriais.

Além disso, a elaboração de um dos instrumentos da Política Estadual de Educação Ambiental que é o Programa Estadual de Educação Ambiental. “Ele contém as diretrizes e estratégias, que orientam a implementação da Política e serve como referência para programas setoriais e projetos em todo o território”, completou Zanna.

Diagnóstico de EA do Estado - Outra ação discutida pela Ciea, se refere ao mapeamento deexperiência de educação ambiental do Estado – primeiro passo para chegar no diagnóstico Estadual de EA, instrumento da Política Estadual. Ele permitirá um cenário do que se tem de produção de atividades de educação ambiental no território baiano, e servirá de subsídios paradefinição de estratégias para interseção de políticas publicas ou mesmo criação de novas.

A CIEA colaborou na construção do instrumento de banco de dados para o cadastramento dessas experiências socioambientais, que vem sendo desenvolvido pelas as universidades estaduais de Feira de Santana (Uefs) e do Sudoeste da Bahia (Uesb). De acordo com a coordenadora de Territórios da Diretoria de Educação Ambiental (Dieas) da Sema, Michele Rios, a previsão é que o cadastramento seja finalizado em julho de 2015, com a perspectiva de novos convênios para a cobertura dos 27 territórios da Bahia.

Ciea – É um espaço público, instituído pelo poder público estadual, destinado a discutir e coordenar as atividades de educação ambiental na Bahia. As comissões surgiram no contexto da regulamentação da Política Nacional de Educação Ambiental, lei nº 9.795/99, num esforço para criação de espaços públicos coletivos nas Unidades Federativas, buscando construir canais de diálogo para a efetiva implantação da política.

Programação do evento.


Sem comentários:

Enviar um comentário