sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Trilhas Ecológicas

   


As trilhas ecológicas podem ser refúgios naturais e locais de aventura, que incitam as pessoas a percorrer caminhos, os quais possibilitam a interação com o meio natural. Podem ser consideradas como alternativas para trabalhos educativos em atividades de campo a partir da análise de recursos naturais e da interpretação de suas belezas, as trilhas interpretativas são ferramentas interessantes e úteis no processo de construção da cidadania ecológica. (BEDIM, 2004).  
A Interpretação Ambiental, que busca a tradução da linguagem técnica de uma ciência em ideias facilmente compreendidas pelo público em geral, de forma interessante (HAM, 1992). Essa interpretação pode ocorrer na educação no/ ou através do ambiente tomando o meio físico como recurso didático duplo, como forma de investigar e descobrir o mundo por meio da observação e do contato direto, e também como ponto de partida para desenvolver projetos de aprendizagens integradas (Tomazello, id.).
Esse processo educativo que pretende revelar significados por meio do uso de elementos originais, presentes na mata de forma lúdica para ilustrar o próprio local, ao invés de simplesmente comunicar informação ao ar livre.
Assim, as trilhas interpretativas devem ser fundamentadas em técnicas que proporcionem uma experiência direta, imediata, estimulado pela compreensão do vivido, possibilitando a re-significação de contextos e conteúdos, alterando reações, atitudes e condutas respectivas à valoração do ambiente e do ser humano (LIMA, 1998). 
Assista o vídeo abaixo que explica o funcionamento básico de uma trilha interpretativa.


Sem comentários:

Enviar um comentário