Diante desse tema tão intrigante essa semana indicamos algumas leituras para quem tem interesse e busca mas informação de como podemos atuar em nossa escolas.
Em 2009, organizações educativas da Europa, da África e da América do Sul — Arpok (República Checa), CECIP (Brasil), Leeds Development Education Center (Reino Unido), Nego-Com (Benin) e Südwind (Áustria) — reuniram-se e decidiram criar cooperativamente um projeto que contribuísse para fazer a educação global avançar nas escolas. Denominado Currículo Global, ele foi submetido à Comissão Europeia e recebeu um financiamento que custeou sua implementação em 40 escolas dos cinco países entre 2010 e 2012. Informações sobre a missão de cada uma dessas organizações e os seus websites podem ser encontradas em www.globalcurriculum.net no campo Organizações Parceiras.
O Projeto Currículo Global ( 2010-2012), que no Brasil é denominado Projeto Currículo Global para a Sustentabilidade, visa contribuir para que crianças e adolescentes possam tornar-se cidadãos planetários, capazes de usar o que aprendem na escola e em outros espaços educativos ao atuar no seu entorno, conscientes de que ações e decisões locais tem impacto global. Assim, estimula e apoia os educadores para que insiram, no Projeto Político Pedagógico das escolas e nas aulas das diferentes disciplinas ,conceitos que possibilitem compreender as causas das atuais inequidades globais e fortalecer a unidade básica entre todos os habitantes do planeta Terra , tais como: direitos humanos,justiça social, diversidade, resolução de conflitos, sustentabilidade, interdependência e solidariedade entre países os hemisférios Norte e Sul.
Sabia mas ... www.globalcurriculum.net
Entrevista com: Michèle Sato tem licenciatura em Biologia, mestrado em Filosofia, doutorado em Ciências e pós-doutorado em Educação. A diversidade em sua formação acadêmica tem contribuído para que ela lance um olhar aguçado sobre as questões ambientais, principal foco de seu trabalho.
Em: http://www.grupoa.com.br/site/revista-patio/artigo/7853/e-preciso-ousar-mudancas.aspx
Sem comentários:
Enviar um comentário