quarta-feira, 5 de dezembro de 2012



Ser sustentável...

“Na utopia dos sonhos é que construímos a nossa melhor realidade”. 

Camilla Borges

Reconhecendo a importância da Educação Ambiental como estratégia para dar novos rumos a educação tradicional, propondo a construção de novos conceitos e valores de qualidade de vida, assim estabelecendo uma nova imagem socioambiental, é que o NEPEA (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental) propõe a parceria com o colégio ACM – Iramaia para a formação dos alunos/as do colégio na realização do Projeto Escola Sustentável.

Veja a seguir o filme que resultou da 1ª Etapa.



O Município de Iramaia com área municipal é de 1633km², está localizado na região de planejamento da Chapada Diamantina do Estado da Bahia inserida no Vale do Jiquiriça. O Território do Vale do Jiquiriçá, compreende os municípios de Amargosa, Brejões, Cravolândia, Elísio Medrado, Irajuba, Iramaia, Itaquara, Itiruçu, Jaguaquara, Jiquiriçá, Lafayete Coutinho, Lagedo do Tabocal, Laje, Maracás, Milagres, Mutuípe, Nova Itarana, Planaltino, Santa Inês, São Miguel das Matas e Ubaíra. Com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) variando entre 0,662 e 0,568, em 2006, o território teve a população estimada pelo IBGE em 335,5 mil habitantes.

Com clima Subúmido a Seco há uma grande amplitude térmica na primavera e verão e clima ameno e frio no outono e inverno. Verifica-se uma grande variação no período de chuvas. Historicamente, a ocorrência das chuvas era predominante entre os meses de outubro e março. Atualmente tem-se observado o início das chuvas no mês de dezembro. No inverno ocorrem chuvas de menor intensidade, conhecidas como neblina. A pluviosidade média é de 632mm e máxima de 1226mm por ano. A temperatura média anual atual é 21,8ºC com máxima de 26,6ºC e mínima de17,6ºC (SEAGRI, 2009).

A educação ambiental assume assim, um importante papel no enfrentamento dessa crise mostrando seu compromisso com mudanças de valores, comportamentos, sentimentos e atitudes, que deve se realizar de forma local e regionalizada, junto à totalidade dos habitantes de forma permanente e continuada. 
Uma educação que fomente o respeito a diversidade biológica, cultural, étnica e que fortaleça a sociedade através do empoderamento de conhecimentos e do pensamento crítico que questiona o modelo devastador do consumo que impera atualmente.




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