sábado, 25 de fevereiro de 2012

Leituras para o Encontro- Pré VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental.


Sobre o VII FBEA
Realizado pela Rede Brasileira de Educação Ambiental - Rebea (formada pela articulação das redes e coletivos de educação ambiental no país), com a Rede Baiana de Educação Ambiental - Reaba, e Instituto Roerich de Paz e Cultura do Brasil, o VII FBEA acontecerá pela primeira vez na Bahia, entre 28 e 31 de março de 2012.
Constitui-se no maior evento nacional sobre EA e, este ano, será preparatório da sociedade civil para a RIO +20, no que concerne à EA. O VII FBEA conta com o apoio institucional de três Ministérios - da Educação, do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Agrário -, além de órgãos estaduais - Secretarias Estaduais do Meio Ambiente, da Educação e do Planejamento -, da Itaipu Binacional, do CNPq e do SESC-BA.
O Fórum Brasileiro de Educação Ambiental (VII FBEA) tem um espaço virtual, onde dá para buscar mais informações (inclusive de hospedagem mais barata) e fazer inscrições: http://viiforumeducacaoambiental.org.br.



Os eixos temáticos temáticos norteadores do VII FBEA

Os três eixos do VII Fórum foram definidos na sessão final do VI Fórum no Rio de Janeiro. Na concepção do evento eles foram desenvolvidos para responder as seguintes perguntas:

1) Educadores ambientais em rede:

COMO PODEMOS FORTALECER O PROTAGONISMO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM REDE, DIANTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS AMBIENTAIS E DE SUSTENTABILIDADE?

2) RIO + 20:

COMO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PODE CONTRIBUIR PARA OS EIXOS DA RIO + 20: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a governança global internacional para o desenvolvimento sustentável.

3)Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global

COMO O TRATADO ESTÁ PRESENTE ATUALMENTE NA AÇÃO DO EDUCADOR AMBIENTAL BRASILEIRO?





Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global.

II – Princípios da Educação para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global

   1. A educação é um direito de todos, somos todos aprendizes e educadores.

   2. A educação ambiental deve ter como base o pensamento crítico e inovador, em qualquer tempo ou lugar, em seus modos formal, não formal e informal, promovendo a transformação e a construção da sociedade.

   3. A educação ambiental é individual e coletiva. Tem o propósito de formar cidadãos com consciência local e planetária, que respeitem a autodeterminação dos povos e a soberania das nações.

   4. A educação ambiental não é neutra, mas ideológica. É um ato político, baseado em valores para a transformação social.

   5. A educação ambiental deve envolver uma perspectiva holística, enfocando a relação entre o ser humano, a natureza e o universo de forma interdisciplinar.

   6. A educação ambiental deve estimular a solidariedade, a igualdade e o respeito aos direitos humanos, valendo-se de estratégias democráticas e interação entre as culturas.

   7. A educação ambiental deve tratar as questões globais críticas, suas causas e inter-relações em uma perspectiva sistêmica, em seus contexto social e histórico. Aspectos primordiais relacionados ao desenvolvimento e ao meio ambiente tais como população, saúde, democracia, fome, degradação da flora e fauna devem ser abordados dessa maneira.

   8. A educação ambiental deve facilitar a cooperação mútua e eqüitativa nos processos de decisão, em todos os níveis e etapas.

   9. A educação ambiental deve recuperar, reconhecer, respeitar, refletir e utilizar a história indígena e culturas locais, assim como promover a diversidade cultural, lingüística e ecológica. Isto implica uma revisão da história dos povos nativos para modificar os enfoques etnocêntricos, além de estimular a educação bilingüe.

  10. A educação ambiental deve estimular e potencializar o poder das diversas populações, promover oportunidades para as mudanças democráticas de base que estimulem os setores populares da sociedade. Isto implica que as comunidades devem retomar a condução de seus próprios destinos.

  11. A educação ambiental valoriza as diferentes formas de conhecimento. Este é diversificado, acumulado e produzido socialmente, não devendo ser patenteado ou monopolizado.

  12. A educação ambiental deve ser planejada para capacitar as pessoas a trabalharem conflitos de maneira justa e humana.

  13. A educação ambiental deve promover a cooperação e o diálogo entre indivíduos e instituições, com a finalidade de criar novos modos de vida, baseados em atender às necessidades básicas de todos, sem distinções étnicas, físicas, de gênero, idade, religião, classe ou mentais.

  14. A educação ambiental requer a democratização dos meios de comunicação de massa e seu comprometimento com os interesses de todos os setores da sociedade. A comunicação é um direito inalienável e os meios de comunicação de massa devem ser transformados em um canal privilegiado de educação, não somente disseminando informações em bases igualitárias, mas também promovendo intercâmbio de experiências, métodos e valores.

  15. A educação ambiental deve integrar conhecimentos, aptidões, valores, atitudes e ações. Deve converter cada oportunidade em experiências educativas de sociedades sustentáveis.

  16. A educação ambiental deve ajudar a desenvolver uma consciência ética sobre todas as formas de vida com as quais compartilhamos este planeta, respeitar seus ciclos vitais e impor limites à exploração dessas formas de vida pelos seres humanos.



link tratado



A CARTA DA TERRA

Terra, Nosso Lar

A humanidade é parte de um vasto universo em evolução. A Terra, nosso lar, está viva com uma comunidade de vida única. As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condições essenciais para a evolução da vida. A capacidade de recuperação da comunidade da vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com todos seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum de todas as pessoas. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado.






Carta das Responsabilidades Humanas





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